24/10/07

S. Domingos de Benfica, LISBOA

Mosteiro masculino
Convento de S. Domingos de Benfica, Lisboa

«Em 22 de Maio de 1399 D. João I - Rei de Portugal - doou, a pedido do Dr. João das Regras e de Frei Vicente de Lisboa (O.P.), este local para aqui ser eregido um Mosteiro da Ordem Dominicana.
Em 1624 a primitiva Igreja ameaçava ruína pelo que foi demolida e em 29 de Junho, festa de S. Pedro, foi lançada a primeira pedra do actual Templo.
O arquitecto da Igreja foi, o então Prior do Convento, Frei João de Vasconcelos. Em 1632, Quinta-Feira Santa, foi aqui celebrada a primeira Missa.
Em 1834 os frades foram expulsos de Portugal, o convento foi extinto, o Templo foi passando por muitas vicissitudes e esteve fechado ao culto por diversas vezes. No dia 3 de Abril de 1904, dia de Páscoa, reabriu ao público após várias obras orientadas pelo Arquitecto Nepomuceno. Depois de 1910, durante o tempo da 1ª. República, caíria no esquecimento completo se não fora a boa vontade dos homens da Irmandade de Nossa Senhora de Rosário.
Em 1959 iniciou-se nova era com a instituição da Paróquia de S. Domingos de Benfica tornando-se assim a Igreja Matriz até à inauguração do novo Centro Paroquial, nas Furnas, mas depois disso as suas infra-estruturas entraram em degradação acentuada.
No dia 2 de Julho de 1979, D. António II, Cardeal Patriarca de Lisboa, cedeu a Igreja ao Vicariato Castrense, para utilização da Força Aérea Portuguesa, e iniciaram-se as obras de restauro desta magnífica jóia Renascentista.» - http://www.emfa.pt/www/unidadedetalhe.php?lang=pt&cod=13123


FUNDAÇÃO:

«El-Rei Dom João I de Portugal, por provisão assinada em 22 de Maio de 1399, doou à Ordem de São Domingos os seus paços de Benfica para deles se fazer um mosteiro (Sousa, 1977, vol. I, p. 815). Estes "paços" não passavam, ao que parece, de uma modesta casa da campo que o rei herdara de seu avô, o rei Dom Dinis, e que mal conhecia (Proença, 1964, p .24

(Almeida, 1979, p. 3)

ARQUITECTURA

.

ESTUQUES

.

TALHA

-Jerónimo Correia

.

ESCULTURA:

ver postagem: Personagens importantes/Manuel dos Santos, Escultor.

.

PINTURA:

-Vicente Carducho, Bento Coelho (da Silveira), etc.

.

AZULEJOS:

«As duas paredes da capela-mor e todo o transepto da igreja são inteiramente revestidos por excelentes azulejos assinados por António de Oliveira Bernardes (m.1732) (cf. Santos, 1970, vol. III, p. 142). Segundo Reynaldo dos Santos (1957, p. 117), seriam de 1716-20.

«Nas paredes da capela-mor, sobrepõem-se três ordens de painéis, representando os de cima S. Tomás de Aquino (lado da Epístola)) e S. Boaventura (lado do Evangelho), e os do meio Nossa Senhora e o Menino aparecendo a S. Domingos de Gusmão ['Lactatio'] (lado da Epístola) e o êxtase de S. Francisco de Assis (lado do Evangelho).

«No transepto sobrepõem-se duas ordens de painéis, representando temas dominicanos e lendas das relações fraternas entre Franciscanos e Dominicanos, emoldurando os altares dos topos, e, contornando os arcos em que eles se encontram, estreitas e altas tabelas.»

(Almeida, 1979, p. 24)



-Bibliografia:
*SANTOS, Reynaldo dos (1957) - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Lda., 1957.

*SANTOS, Reynaldo dos (1970) - Oito séculos de arte portuguesa. História e espírito. Lisboa: Empresa Nacional de Publicações, vol. I (s.d.) e vol. III (1970).

*PROENÇA, (Pe.) Álvaro (1964) - Benfica através dos tempos. Lisboa: União Gráfica, 1964.

*SOUSA, Fr. Luís de (1977) - História de S. Domingos. Porto: Lello & Irmão-Editores, 1977. 2 vols.

*ALMEIDA[-VISEU], António José de (1979) - A Igreja do Convento de São Domimgos de Benfica: Levantamento histórico-artístico. Porto: [Texto dactilografado], Janeiro de 1979. Trabalho escrito para o Seminário de História da Arte II, orientado pelo Prof. Doutor J[osé] A[ntónio] Ferreira de Almeida, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Janeiro de 1979. (inédita).

* ALMEIDA[-VISEU] (OP), (Fr.) António-José de (1999) - «Imagines Sacrae» no Convento de São Domingos de Benfica. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 1999. 2 vols. Tese de Mestrado em História da Arte (policopiada).
* ALMEIDA[-VISEU (OP), (Fr.) António-José de (2003) - “El escultor Manuel Pereira y un milagro de Fray João de Vasconcelos, O.P., predicador de Felipe IV”. In rev. Reales Sitios. Madrid: Patrimonio Nacional. ISSN 0486-0993. Año XL (2003), nº 157 (3er. trimestre), pp. 20- 31.
...
*Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Templo da Força Aérea Portuguesa. Força Aérea Portuguesa. D.L. [20]06. ISBN 972-99933-0-0.

Capela de Corpus Christi, capela do Noviciado, panteão dos Castros. Capela do Instituto Militar dos Pupilos do Exército. Ver: http://atelier.hannover2000.mct.pt/~pr511/cap_castros.htm


.

Capela de S. Gonçalo de Amarante

Bibliografia:
*MOURA, Carlos - "A Capela de S. Gonçalo de Amarante em S. Domingos de Benfica e o Barroco Seiscentista". In Actas do IV Simpósio Luso-Espanhol de História da Arte: Portugal e Espanha entre a Europa e Além-Mar. Coimbra: Instituto de História da Arte - Universidade de Coimbra, 1988. pp. 285-302.
*VALE, Teresa (Leonor Magalhães do) - A Capela de São Gonçalo de Amarante, Tese de Mestrado em História da Arte apresentada à Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.

3 comentários:

Anónimo disse...

druffCreews T.J. Yates Jersey
Andre Johnson authentic jersey
Johnathan Joseph Jersey
neelmnipBeree

Anónimo disse...

druffCreews J.J. Watt Womens Jersey
Andre Johnson Jersey
Joe Flacco Jersey
neelmnipBeree

Ant+onio Noronha disse...

Não encontrei referência a monumentos funerários,lápides,estátuas jazentes e outros.

O meu interesse na consulta era esse.