29/05/07

Pereira, D. Fr. Manuel

http://www.sfreinobreza.com/eclesiastico.htm

Dom Frei Manuel Pereira, O.P. - 1º bispo do Rio de Janeiro, 1676. Não tomou posse.


“1º Bispo [do Rio de Janeiro]: Dom Frei Manuel Pereira, Dominicano, n[asceu em] Lisboa, nomeado em 1676, renunciando, antes de tomar posse, em 1680, fal[eceu] em 6 de Janeiro de 1688, c[om] 73 anos. No seu brasão, figuram as armas da Ordem Dominicana, e o rosário, que é uma devoção dessa Ordem, encimado por uma coroa.” - Monsenhor Antonio Paes Cintra;
“Este título eclesiástico foi confirmado por bula de 22 de novembro de 1676, do Papa Inocêncio XI e foi sagrado em Roma.Voltando a Lisboa renunciou a diocese em 1680 antes de tomar posse, falecendo em Portugal em 1688 com 78 anos de idade.” - Dr. Vasco Smith de Vasconcellos.
.
Está sepultado no carneiro da capela de S. Gonçalo, por ele fundada na igreja do antigo Convento de S. Domingos de Benfica.

Bibliografia:
VALE, Teresa Leonor M[agalhães do] - D. Fr. Manuel Pereira, Bispo e Secretário de Estado : poder eclesiástico, poder político e mecenato artístico na 2ª metade do séc. XVII. Lisboa : E.G., 1994.
VALE, Teresa Leonor M[agalhães do] - A Capela de S. Gonçalo de Amarante, na Igreja do Antigo Convento de S. Domingos de Benfica.
Lisboa : [s.n.], 1994. Tese mestr. em História da Arte , Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa [texto policopiado].
.

Sem comentários: