29/04/07

S. TOMÁS de AQUINO/ St THOMAS AQUINAS

S. Tomás de Aquino O.P.

pregando sobre o Santíssimo Sacramento da Eucaristia:

Flos Sanctorum 1513
Bibliografia: *ALMEIDA (OP), (Fr.) António-José de (2005) - IMAGENS DE PAPEL. O Flos Sanctorum em linguagem português, de 1513, e as edições quinhentistas do de Fr. Diogo do Rosário OP - A problemática da sua ilustração xilográfica. Porto: [Texto policopiado], 2005. Tese de doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


S. Tomás com asas, o 'Doutor Angélico':
--- imagem esculpida, no altar-mor da igreja do antigo Mosteiro de Jesus, em Aveiro;
--- azulejo da nave, lado da epístola, da Sé de Aveiro.
Bibliografia: *ALMEIDA (O.P.), (Fr.) António-José de (2003) -“Iconografia insólita, em Aveiro: Santos alados”. In Actas do II Congresso Internacional do Barroco. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003. pp. 111-118.
- uma das pinturas do antigo cadeiral da igreja do Convento de Nª Sª dos Mártires, em Elvas - ao lado (Foto: José Silva Ramos)
.

S. Tomás, 'Doutor eucarístico':

1525 d.C.- 1540 d.C.

MNAA, Inv. 68 Pint. Proveniente do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) (Foto: José Pessoa)

'Representado de pé, São Tomás de Aquino segura na mão esquerda um cálice com a hóstia e, na mão direita, o cálamo.' 'A proveniência desta pintura (...) foi determinada por José Alberto Seabra Carvalho a partir de uma notícia encontrada por Luís Keil nos Arquivos da Academia de Belas Artes'. 'Dagoberto Markl atribui esta obra ao pintor Garcia Fernandes, tendo como base de fundamentação características formais e técnicas.' (da ficha on-line)
.

António ANDRÉ - São Tomás de Aquino. 1600 d.C.- 1650 d.C. (1ª 1/2 do séc. XVII). "A 3/4 Santo de hábito dominicano, sentado, segura com ambas as mãos um ostensório. Sobre o peito um sol, símbolo da sua sabedoria. Em volta do pescoço, cordão de ouro com duas voltas. Do lado direito, sobre a cabeça, uma pomba. Tela de formato octogonal." Museu de Aveiro, Inv. 417/A -Proveniente do Mosteiro de Jesus de Aveiro. Bibliografia: *SERRÃO, Vitor, A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1657, 1992. *QUARESMA, Mª Clementina, “Reflexões sobre a Capela de S. Domingos e Santos da Ordem no Museu de Aveiro, in, Boletim Municipal de Cultura, C.M.A., Ano XVIII, nº 35, Aveiro, C.M.A., 1999.

Do tecto da antiga Capela dos Santos da Ordem dos Pregadores o Mosteiro de Jesus de Aveiro.

.

Painel de calcário, em alto-relevo, com busto de S. Tomás. 1550 d.C.- 1599 d.C.
Museu Nacional de Machado de Castro (inv. nº 3480;E141), proveniente do Colégio de S. Tomás, em Coimbra. Erroneamente identificado como 'S. Jacinto'.


Ver história (em castelhano): http://www.dominicos.org/hagiografia/hagiografia/santosaquino.htm

Sem comentários: