28/04/07

Corpus Christi, GAIA


Mosteiro feminino
de Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia.





Algumas pinturas dos espaldares do coro-alto estão a ser restauradas por alunos da Escola Árvore, do Porto.

Foto do coro-alto por um professor da Escola Árvore (Manuel Araújo)


-Bibliografia:
*(1984) FERREIRA-ALVES, Joaquim Jaime B. - Algumas obras seiscentistas no Convento de Corpus Christi. Vila Nova de Gaia: Gabinete de História e Arqueologia, 1984. Separata da Revista Gaia, vol.II, 1984, pp. 243-258.
*(1993) CASTRO, Júlia Isabel Coelho Campos Alves de - O Mosteiro de S. Domingos de Donas de Vila Nova de Gaia 1345-1514. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1993. Dissertação de Mestrado em História Medieval apresentada à Faculdade de Letras do Porto (policopiada).
*(1998) RODRIGUES, Luísa Fernanda Ferreira - O Mosteiro de Corpus Christi de Vila Nova de Gaia : arquitectura, pintura e escultura num espaço dominicano feminino. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1998. 2 vols. Tese de mestrado em História da Arte (policopiada). = O estudo reflecte, em primeiro lugar, o ambiente religioso proporcionado pela Ordem Dominicana e especificamente pelo seu ramo feminino. Em segundo lugar procura-se explorar o significado de vida clausura que está inerente aos mosteiros femininos e, simultaneamente, articular este facto com a realização de determinado tipo de estruturas arquitectónicas. No que diz respeito à arquitectura refere-se também a específicidade da planta centralizada aplicada na igreja. Como parte integrante do espaço arquitectónico criado par auma comunidade feminina, esteve em análise o espólio pictórico e escultórico, através dos temas eminentemente dominicanos que fizeram parte de áreas específicas do mosteiro.


"O antigo convento construído em 1345 acolhe o Centro de Investigação em Práticas Artísticas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o Centro de Ensino Artístico Especializado em Dança Kale - Companhia de Dança (Ginasiano), O Fumeiro Artesanal Reis & Oliveira e as Caves Burmester." - Gaia Nima

Sem comentários: