19/04/07

SÃO GONÇALO

S. (Fr.) Gonçalo de Amarante O.P., Beato





António ANDRÉ - São Gonçalo de Amarante. 1600 d.C.- 1650 d.C. (1ª 1/2 do séc. XVII). "Frade dominicano sentado numa nuvem, segura um livro aberto na mão esquerda e um bordão na direita. Por baixo, à esquerda, uma igreja e duas figuras femininas. Mais à direita, uma ponte sobre o rio e, sobre esta, uma figura humana. Margem direita com casario. Tela de formato trapezoidal." Museu de Aveiro, Inv. 399/A - Proveniente do Mosteiro de Jesus de Aveiro. Bibliografia: *SERRÃO, Vitor, A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1657, 1992. *QUARESMA, Mª Clementina, “Reflexões sobre a Capela de S. Domingos e Santos da Ordem no Museu de Aveiro, in, Boletim Municipal de Cultura, C.M.A., Ano XVIII, nº 35, Aveiro, C.M.A., 1999.




.



Lugares de Culto na Diocese do PORTO (segundo Arlindo Magalhães)

-Amarante
-Ancede
-Santiago de Custóias (Matosinhos)
-Mosteirô (Vila do Conde)

-ermida de Galegos, Penafiel, da Casa da Torre (profanada em 1907)
-ermida da Quinta de Covelas de Rio de Moinhos, Penafiel
- ermida de Sande, Marco de Canavezes
-ermida da Casa da Capela de Santa Cruz do Douro, Baião
-ermida da Quinta de Nougado, em Negrelos (S. Mamede), Santo Tirso
...

Bibliografia: CUNHA [Pbro], Arlindo de Magalhães Ribeiro da - "Lugares do Culto de São Gonçalo no Território da Actual Diocese do Porto. In Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património. Porto, 2003. I Série vol. 2, pp. 81-94. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2907.pdf




Em LISBOA:
--- imagem esculpida, no antigo sacrário monumental da Igreja de Nª Sª do Rosário (do antigo Convento de S. Domingos de Benfica). Bibliografia: * ALMEIDA (OP), (Fr.) António-José de - «Imagines Sacrae» no Convento de São Domingos de Benfica. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 1999. 2 vols. Tese de Mestrado em História da Arte (policopiada).
--- Capela mandada fazer por D. Fr. Manuel Pereira, na mesma igreja. Imagem do altar (iconografia invulgar)


.Ver, história: http://www.dominicanos.com.pt/index.asp?lang=&art=6605


Brasil, escola baiana, século XVII. http://www.barroco.gctec.com.br/escbai.htm

Sem comentários: