20/01/09

Nossa Senhora do Rosário, Évora



Virgem do Rosário

Séc. XVII/XVIII
Madeira
Alt. 45 cm x Larg. 19,50 cm


Esta escultura é bastante curiosa pela junção de influências que apresenta e também pela forma repetitiva como apresenta a sua invocação. A devoção do Rosário de Nossa Senhora surgiu na Alemanha no século XV e difundiu-se cedo em Portugal através da criação das respectivas confrarias que patrocinavam uma prática espiritual leiga intensa e aplicável a toda a sociedade. O rosário aparece presente na imagem de três formas - no desaparecido elemento que a figura transportava na mão direita, numa espécie de colar que pende do pescoço da Virgem e no duplo cordão que delimita o resplendor oval que serve de espaldar à imagem.

Este tipo de enquadramento foi muito usado nas pequenas esculturas de Malines do fim do século XV e inícios do XVI, que foram bastante populares no culto doméstico entre nós (Museu Nacional de Arte Antiga, invº 1350). A escultura que apresentamos é bastante mais tardia, devendo datar de inícios de seiscentos, mas retoma claramente este modelo, associando-o a uma certa influência orientalizante que se detecta no tratamento das nuvens e nalgum decorativismo. Da mesma invocação e cronologia é a célebre escultura em prata do Museu de Arte Sacra da Sé de Évora, doada por Diogo de Brito em 1616 à Confraria do Rosário do Convento de S. Domingos, cuja proximidade com esta obra, mesmo formal, deixa ver a popularidade do modelo na região.

http://www.inventarioaevora.com.pt/acessibilidade/roteiro_t2_09.html

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