28/10/08

Santiago de Cacém

Igreja de S. Domingos, Freguesia de S. Domingos, Concelho de Santiago de Cacém

Considerada um templo do género rural manuelino, conserva ainda no portal principal e na janela de iluminação do coro alto (ambos em arco quebrado desprovido de decoração) as marcas da influência do estilo gótico. Com o terramoto de 1755 a igreja sofreu bastantes padecimentos e ficou por recuperar durante muitos anos, factos que hoje se conhecem graças à minuciosa descrição que o pároco de então efectuou.

Do seu recheio destacam-se as inúmeras imagens dos séculos XVII e XVIII, a pia manuelina de água-benta, os altares laterais do período setecentista, os relevos rococós da caixa de madeira do púlpito e o interessante retábulo da capela-mor, eventualmente pintado no ano de 1765, por João Filipe da Fonseca, de Vila Nova da Baronia, realizado também no prolífico estilo rococó.


Localização: Esta freguesia, dotada de solos férteis, fica próximo da barragem de Fonte Serne. Para chegar a S. Domingos siga a Estrada Nacional 261, contemplando ao longo do percurso uma paisagem onde predomina o verde das árvores que crescem ao longo da ribeira.

A ribeira de S. Domingos corre numa área muito extensa, até Alvalade.

Constitui uma importante fonte de riqueza para as culturas de regadio. A sua várzea abrange uma área muito extensa onde se cultiva o arroz, tomate e milho.

O seu topónimo deriva da devoção a S. Domingos, consequência da evangelização por frades dominicanos.
Fazem parte da freguesia os lugares de Foros do Locário e Foros da Casa Nova.

Santo Padroeiro: S. Domingos

Feira de S. Domingos: último domingo de Maio e penúltimo domingo de Agosto

Festa em honra de S. Domingos:1º fim-de-semana de Agosto

Fonte: Câmara Municipal de Santiago de Cacém

Sem comentários: