O Colégio de S. Tomás: Fundado em 1539 perto do rio , teve de se transferir para o actual local dado o assoreamento do rio e suas inundações. As actuais instalações são do tempo do Dr. Fr. Martinho de Ledesma , ao tempo lente de Escritura na Faculdade de Teologia. O Portal do colégio encontra-se hoje no Museu Machado de Castro aplicado na fachada que dá para o largo de S. Salvador. Foi comprado pelo Conde do Ameal no séc. XIX , que o adaptou a residência- projecto do arq.º Silva Pinto. Já neste século foi adaptado a Palácio da Justiça , pelo arq.º Manuel de Abreu Castelo Branco. Conserva o claustro original que é atribuído a Diogo de Castilho. O frontão actual foi desenhado pelo escultor Henrique Moreira e executado pelo escultor João Machado Júnior . Os Portões de ferro forjado , lustres e lanternas interiores são de Daniel Rodrigues , Albertino Marques e Manuel de Abreu Castelo Branco. Os paineis de azulejos que forram os claustros são de Jorge Colaço. Ordem- S. Domingos. Data - 1546/1830. Arquitecto - (?)Patrocinador -(?). Área- Teologia e Filosofia.
As ultimas 4 imagens foram extraídas da Revista Monumentos, n.º 25 integrada num artigo de FUIGUEIREDO, Rute "Arquitectura Judicial. O Palácio da Justiça de Coimbra"…
Como já aqui o disse, antiga residência do Visconde do Ameal, adaptado a Palácio da Justiça em 1929, pelo meu tio Manuel de Abreu Castelo Branco…
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=503390
Sem comentários:
Enviar um comentário