11/04/08

Rosário em Lourdes

Reflexão que usamos no grupo para a peregrinação de Moita e paroquias de Anadia a Lourdes por motivo dos 150 anos das apariçoes.Maria faz uma encenação sobre OS misterios do Rosario,educando-nos na Sua escola....As tres primeiras aparições São para ensinar as predisposições para rezar bem e Com frutos e acolher O Espirito Santo. Em Lourdes rezaremos por todos voces.
P Vitor Espadilha
2 Abril 2008


Ano 1858
1ª Aparição – 11 de Fevereiro (Quinta Feira)

Bernadette e duas meninas buscam lenha seca para o Inverno. Vive no “Cachot” em imensa pobreza. Sofre de asma. Tenta tirar as meias para atravessar um riacho em frente á Gruta de Massabielle (velha rocha). Aparece-lhe Maria (vestido branco, cinturão azul, duas rosas de ouro nos pés). Bernadette ajoelha-se e pega no terço, que tem no bolso. Ao tentar fazer o sinal da Cruz, não consegue. Nossa Senhora faz primeiro. Enquanto Bernadette reza, Maria passa as contas do Rosário e inclina a cabeça no Gloria. Nossa Senhora não fala, mas reza “o Gloria” com Bernadette.
Mensagem: Maria sublinha nesta aparição e nas próximas duas, as atitudes de quem reza: 1º saber a Quem nos dirigimos
2º atitude de reverencia (inclinar a cabeça) e adoração (de joelhos)
3º consciência do que se faz e a que tão grande Senhora nos dirigimos (fazer bem o sinal da cruz). Orar é encontro com o Senhor. Encontro de qualidade. Calmo. Diário e perseverante.
Em Lourdes acontece a encenação de Moisés no Sinai (Êxodo 4).
- tirar as sandálias
- cajado na mão, flexível como uma serpente é o rosário, arma contra o demónio.
- Massabielle (como Massa no deserto: Êxodo 7, donde brota a agua de Rocha) é fonte de agua …. Desde 25 de Fevereiro de 1858.
- passar o Mar Vermelho – Bernadette atravessa o riacho. Maria convida assim Bernadette a uma missão, que a libertará totalmente da doença, do analfabetismo e de pobreza. Também ela será indicada uma Terra Prometida na 3ª Aparição.
Maria silenciosa, convida Bernardete a deixar-se guiar … para ser seu instrumento colaborador na Mensagem de Lourdes.

2ª Aparição – 14 de Fevereiro (Domingo)
Bernadette lança água benta na direcção “d’Aquilo”, que é o modo como ela define a aparição. Tinha a vidente apenas 13 anos. Maria sorri e inclina a cabeça. Bernardete não estava segura quem era e de onde vinha a visita de gruta. Seria do bem? Seria do mal? Por isso usa água benta. Maria a saúda varias vezes aceitando o rociar de agua.

Mensagem: A vocação de Bernadette, que dará dela SANTA BERNADETE, começa com a agua do Baptismo. A agua, que lava, que purifica e afugenta os males. Bernadete, que é o grande sinal de Lourdes nas suas atitudes se predispõe assim a entrar no projecto de Deus. Reza o rosário. Maria só aparece no final na 1ª Dezena. A oração é para Deus, ela mobiliza e condiciona o Céu.
Se na primeira, o sinal da Cruz abre o dialogo entre o Céu e a terra, como uniu o Céu e a terra há 2000 anos no Calvário, nesta segunda aparição, o desejo do bem, a predisposição para se deixar orientar, a consciência do valor dos sacramentais, que atraem a Deus, e a oração, fazem Maria aparecer e saudar como quem se apresenta, como embaixadora, que antes de falar, prepara a vidente mostrando-lhe as condições para um encontro frutuoso e uma investidura na missão.

3ª Aparição – 18 de Fevereiro (Quinta Feira)

Bernadette traz o papel e lápis para que a aparição escreva ali o Seu Nome. Maria sorri e diz não ser necessário. Convida-a a ir ali 15 vezes e promete-lhe a felicidade no Céu e dor na terra.

Mensagem: As apresentações e o acolhimento (sorrisos, inclinar a cebeça) já estavam feitas. Maria só dirá Quem é em 25 de Março. Até lá, Bernadette tem de confiar, que “aqueró” é de Bem. Maria escreverá seu Nome somente no Coração de Bernadette. Faz convite para 15 encontros pois vai abrir a Sua Escola do Rosário, que traz pendente do Seu braço direito. Para Bernadete assumiu a missão – qual Moisés – terá de ingressar nessas aulas, cujo resultado é felicidade no Céu … e a pratica é a dor na terra, numa santificação de vida diária. A verdadeira oração das primeiras aparições sé tem valor se:
assumirmos nossa missão/vocação
se aceitarmos a cruz de cada dia
se aceitarmos, que o Céu é a meta
se deixarmos Maria nos formar na Sua escola de oração e vida, á Sua imitação.

Sem estas predisposições, nenhuma oração tem sentido. Pois o encontro entre Deus o os homens é para que Ele nos forme em Rocha Viva, Agua Viva eLuz do mundo.

4ª Aparição – 19 de Fevereiro (Sexta Feira)
Bernadette leva uma vela acesa na mão. Ouve vozes terríveis, que dizem para ela fugir. Maria olha, franze o sobrolho e o barulho desaparece. São 6h da manhã. Aparição foi curta como uma breve visita. Era a 1ª aula.

Mensagem: 1º Mistério Gozoso – Anunciação.

Lembrando Gen. 3,15 e Apocalipse 12 o demónio interfere para amedrontar Bernadette. A Senhora apenas olha com autoridade de vencedora, que ganhou a batalha pela Sua Humildade. Maria venceu por ser Escrava do Senhor e isso arrasa o orgulho de Satanás. A vela acesa de Bernadette é o desejo de professar a fé no mistério de Cristo, que começa com a Encarnação. Sua obediência em vir a gruta no 1º dia aos 15 dias manifesta a atitude de Maria, que se formou na Escola de Deus, sendo humilde em Nazaré. A vela é símbolo do Filho, que encarna e do Anjo, que anuncia. Maria nada fala. Apenas rezam o mistério de Cristo no Rosário.

5ª Aparição – 20 de Fevereiro (Sábado)

A Virgem ensina a Bernadette uma oração, que será só para ela, que corresponde ás suas necessidades intimas: a alma de Bernadette.

Mensagem: 2º mistério Gozoso – Visitação.

Maria vem visitar. Saúda. No rosário Bernadette dirige-lhe as palavras de Isabel e Maria canta o Seu Magnificat – a Sua oração pessoal. O cântico de Sua alma revelado á Isabel e lembrado aqui, quando a Virgem investe Bernadette na missão, começando pelo seu auto conhecimento e auto educação. A oração forma os homens segundo o critério de Deus, como Maria, que tudo meditava no Seu Coração.

6ª Aparição – 21 de Fevereiro (Domingo)

A Virgem olha para a multidão. Está triste. Pede orações pelos pecadores. Neste dia começam as perseguições…

Mensagem: 3º Mistério Gozoso – Nascimento de Jesus.

Multidão dos Anjos e Pastores rodeiam a Gruta de Belém. Jesus nasce para salvar os pecadores, mas as autoridades O perseguem, com a matança dos inocentes. A perseguição amadurece o cristão. É Ela , que fortaleceu os alicerces da Igreja e autentica a veracidade da Mensagem.

7ª Aparição – 23 de Fevereiro (Terça Feira)

Bernadette vai de joelhos até a roseira e Maria manda-a beijar o chão. Alguém pica Bernadette com um alfinete e a vela, que escorrega não lhe queima as mãos. Maria comunica-lhe três segredos, que nunca revelará.

Mensagem: 4º Mistério Gozoso – Apresentação.

Maria vai ao templo cumprir a Lei. Pobre, leva três pombinhos. Encontra o Simeão, que revela-lhe um segredo em três partes, que Maria nunca revelará:
este Menino está posto para queda de Povos
será sinal de contradição
uma espada de dor (como alfinete) te atravessará a alma

Maria, portadora da Luz das Nações (segundo o velho Simeão) é a Senhora das Candeias, que transporta o Fogo, que arde e não queima.

8ª Aparição – 24 de Fevereiro (Quarta Feira)

A Virgem manda a Bernadette beijar o chão e grita três vezes: penitencia, penitencia, penitencia e pede para rezar pelos pecadores. Bernadette vai e vem.

Mensagem: 5º Mistério Gozoso – Perda e encontro.

Como Maria, Bernadette vai e vem a gruta. Em Jerusalém Maria procurou o Seu Menino em três dias de penitencia como as três vezes, que grita na gruta de Lourdes. O drama de Maria é que os grandes pecadores percam Jesus. Em Fátima dirá em 19 de Agosto que vão muitas almas para o inferno por não haver quem reze e se sacrifique por elas.

9ª Aparição – 25 de Fevereiro. (Quinta Feira)

Maria manda Bernadette beber e lavar-se na fonte. Bernadette escava e surge a fonte. Lava o seu rosto com a água cheia de lama e come erva como os animais. Todos pensam, que a menina focou louca e abandonam a gruta e a crença nas aparições.

Mensagem: 1º Mistério Doloroso – Agonia.

Jesus, só é abandonado no Horto, cai de rosto por terra com a boca na erva do chão. Seu suor de sangue mancha Seu Rosto e a lama do pecado desfigura-O. Os Apóstolos nada entendem e abandonam Jesus. Entregar-se voluntariamente, sem resistência, sem soldados, sem espada parece uma loucura.

10ª Aparição – 27 de Fevereiro (Sábado).

Bernadette beija o chão pelos pecadores. Maria quer ali uma capela e Bernadette deve dize-lo aos sacerdotes. O pároco não aceita e pede o nome da Senhora. Bernadette bebe água cristalina da fonte. A multidão acorre em massa. Estão presentes 800 pessoas. A água estava cristalina e terá havido já alguma cura.

Mensagem: 2º Mistério Doloroso – Flagelação.

É da tradição, que Maria limpa o sangue de Jesus derramado na flagelação. O Sangue brota das fontes da Salvação abundante sob o corte das flagelações. O Corpo de Jesus, qual sacerdote e vitima, é consagrado para o sacrifício e será renovado nas Missas, que se celebrem pelos sacerdotes na capela pedida pela Virgem. (Hoje chama-se “a cripta”). Uma enorme multidão acorre ao pretório de Pilatos pedindo a consumação do Sacrifício de Jesus.

11ª Aparição – 28 de Fevereiro (Domingo)

É domingo, dia de Missa na paróquia, como preceito de domingo. Bernadette beija a terra. Rasteja de joelhos na terra enlameada pela chuva. A polícia grita e todos beijam a terra também. São mais de mil, que dobram seus joelhos. Maria pede uma Missa na Altar do Coração Imaculado de Maria e o Pároco ao celebrá-la fica curado de garganta, que lhe doía há tempos.

Mensagem: 3º Mistério Doloroso – Coroa de espinhos.

Em Filipenses 2 diz, que todos os joelhos se dobrarão diante da realeza de Cristo. Sua coroa de espinhos enlamea de sangue sua fronte, a mesma coroa, que Maria trará á volta do Seu Coração Imaculado em Fátima. As dores da garganta do pároco, qual espinhos, são curados pela Missa celebrada. Pelas Suas Chagas fomos curados. O reino de Cristo não é deste mundo. E por isso todos nos devemos curvar a Ele pelo cumprimento da Sua Vontade (o grito do policia). Jesus rasteja (Bernadette já o faz há vários dias …) numa paixão lenta e dolorosa, que começa na manhã, bem cedo, da Sexta-feira, como eram ás das aparições. A Paixão de Cristo em Bernadette, como com Alexandrina, entre tentos, a acompanhará toda a vida, pela conversão dos pecadores.

12ª Aparição – 01 de Março (Segunda Feira)
Bernadette pede um terço emprestado. Maria diz-lhe para ela só rezar com o seu terço. Pela 1ª vez um sacerdote visita a gruta. Dá-se o 1º milagre com a água da fonte.

Mensagem: 4º Mistério Doloroso – Via Sacra.

Maria exige, que Bernadette assuma o seu terço, que tem a Sua CRUZ. Não pode rezar com a cruz do outro. O sacerdote Dèsirat assumirá Lourdes e acabará a causa e a sua cruz com Bernadette. A Via Sacra de Jesus completa-se em nós: Quem quiser seguir-me peque na sua cruz…

13ªAparição – 2 de Março (Terça Feira)

Maria pede uma capela e que os padres venham á gruta em procissão. O pároco fica zangado: “Nada de sacerdotes. Que escândalo. E dizem, que comestes ervas como os bichos. Se quer a capela, que te dê dinheiro … diga o seu nome e faça florescer a roseira na gruta …”

Mensagem: 5º Mistério Doloroso – Crucifixação .

A morte de Jesus, depois de uma enorme procissão de dor pelo caminho até ao Calvário, é acompanhada de insultos e desafios de milagres. Mas o grão lançado á terra dará flores e frutos a seu tempo. O sacerdote renova no seu corpo, na sua missão e na Eucaristia este mistério de Cristo morto e insultado. A procissão torna publica a fé. É a liturgia nas ruas, sob a custodia dos sacerdotes. “Como os bichos” lembra Isaías a falar do Servo de Javé: “Tão desfigurado seu porte, que não perecia o homem…”(Isaías 52 )

14ª Aparição – 3 de Março (Quarta Feira)

Bem cedo, estão 3 mil pessoas. Maria não aparece. Só pela tarde sozinha com Bernadette. Durante a noite profanaram a gruta com pecados e Maria não quis aparecer pela manhã. Continua a pedir a capela e procissões. Não quer dizer o seu nome ainda.

Mensagem: 1º Mistério Glorioso – Ressurreição.

A gruta vazia. O sepulcro vazio. Jesus só aparece em segredo. O vazio será a prova. Cristo Ressuscitado vence a corrupção da profanação dos corpos em pecado. “Ide dizer aos Meus Irmãos …. Lá Me vereis” … Assim também Maria insiste na capela e qual Madalena Bernadette vai novamente levar a Boa Nova ao Pastor – o pároco Peyramale.

15ª Aparição – 04 de Março (Quinta Feira)

Perto de oito mil pessoas estão na gruta. A visão é silenciosa. Dão-se duas curas na gruta. Era uma Quinta feira. Bernadette não aceita o dinheiro que lhe oferecem. É considerada “santa”. Durante 20 dias Bernadette não regressará á gruta.

Mensagem: 2º Mistério Glorioso – Ascensão .

Jesus sobe ao Céu. Uma multidão de discípulos. Os milagres na gruta de Lourdes mostram, que Jesus está connosco até ao fim dos tempos. Era uma Quinta o dia de Ascensão. Jesus se esconde como Maria, que não regressará á gruta senão em 25 de Março. O tempo de assentar o muito recebido, abrir as mentes e o coração. Tempo de reflexão uns ficam contra outros, serenos, aguardam … Como a vida de Cristo no mundo e na Igreja, ontem, hoje e sempre. “Não aceita o dinheiro…” – purificação das intenções à luz de Lourdes. Jesus, que ascende torna os homens SANTOS.

16ª Aparição – 25 de Março (Quinta Feira)

Maria desce ao manancial, a fonte aberta. Ali revela o Seu Nome: “Sou a Imaculada Conceição”. É o dia da Anunciação. P. Peyramale fica confuso pois dogma da Imaculada fora declarado 4 anos antes por Pio IX e Bernadette não sabia.

Mensagem: 3º Mistério Glorioso – Pentecostes.

Jesus envia o Espírito Santo. É o grande acontecimento, que o Anjo anunciou a Maria. Ela O aceita no Seu Ventre o no Seu Coração. Em Lourdes Ele abre os braços e fecha os em atitude de louvor e oração como no dia que concebeu e por ter concebido é que foi feita Imaculada. Do peito daquele, que acredita em Mim, brotarão rios de água viva. O Espírito Santo, que em oração e louvor, Maria receberá , com os Apóstolos, no dia de Pentecostes.

17ª Aparição – 07 de Abril (Quarta Feira)

Quarta Feira depois da Páscoa. Bernadette beija a terra. A vela arde-lhe nas mãos durante 15 minutos e não a queima. Começa a guerra aberta e forte contra Bernadette e a Mensagem. O pároco defende a menina.

Mensagem: 4º Mistério Glorioso – Assunção de Maria .

Maria ressuscita a seguir a Cristo. É o primeiro membro da Igreja a ser elevado ao Céu em corpo e alma. Na luz de Deus Ela vive eternamente … A Assunção de Maria é o destino da Igreja n’Ela representada. A vela, que não queima é o efeito da fé e da fidelidade ao Espírito Santo, que moveu a vida da Nossa Senhora. Mas, depois que Maria sobe, a perseguição contra Seus atributos, imagens, etc… levarão a que nos peça a devoção dos Cinco Primeiros Sábados. Muitos vão querer impedir acesso a Maria inclusive convidando-nos a ir directo a Cristo.

18ª Aparição – 16 de Julho (Quinta Feira)

Festa da Nossa Senhora do Carmo. Bernadette vê negado o seu acesso a gruta. Fica na outra margem do rio. Achou Maria mais bela, que das outras vezes. Onde Bernadette estava se construiu a Igreja de Sta. Bernadette. Maria despede-se em silencio, atravessando o rio rumo a Bernadette. …

Mensagem: 5º Mistério Glorioso - Coroação .

É a Rainha do Carmelo. É a Senhora do Escapulário (sinal de pertença a Maria), que também aparecerá em Fátima a 13 de Outubro de 1917. A beleza de Mara se aviva quando nos consagramos a Ela. Ela é a Rainha do Céu ornada com ouro mais fino. “De Tua beleza se encantou e Rei “(salmo 44). Lourdes, Fátima… impuseram-se ao mundo e á Igreja. É o poder da Rainha. Nada nem ninguém nos apartará d’Ela… Totus Tuus, o Maria.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinha noutra conta (intelectual e de rigor...) os Dominicanos!

Isto é um atentado ao intelecto...
Que dirá disto Frei Bento Domingues?!