21/11/07

Exorcismo, regras séc. XVIII

[p.254] Capitulo XV:
Instrucçam para fazer os Exorcismos approvadas pela Igreja, confórme o Ritual Romano.

.

Como temos noticia que os Exorcismos de Candido Bognolo estaõ novamente prohibidos, e como tambem temos noticia, que alguns Ministros fazem Exorcismos sem saberem se os pòdem fazer, e como os fazem; [p.525] achamos que era precisissimo dar aqui huma breve noticia da verdade. Primeiramente diz Baruffaldo, e outros DD. que nenhum Ministro, ou seja Regular, ou Secular pòde fazer Exorcismos, sem licença expressa dos Senhores Bispos, ou dos seus Vigarios Geraes, e nesta licença sómente daõ faculdade para fazerem os Exorcismos do Ritual Romano, porque só estes saõ approvados pela Igreja. (...)

(...) E ultimamente supomos que diz o Ritual Romano, que se todos os que dizem que saõ endemoninhados, verdadeiramente o fossem, penè [p.526] totus Orbis esset à daemone obsessus, & praecipuè totus foeminarum grex.

(...)

[p.527] Diversas castas que ha de vexados.

Há obsessos, possessos, maleficiados, destes huns saõ maleficiados, e obsessos, outros saõ maleficiados, e possessos. Ha Arrepticios, Pithonicos, Lunaticos, e Fascinados. (...) [p.528] Os Pitagoricos saõ os que tem espirito, que adivinha. (...) O Fascinados saõ aquelles, a quem o Demonio move a obrar, ou a fallar.

Causas que Deos [cõmummente] permite que o Demonio atormente as creaturas.

(...) a oytava he, para mostrar a santidade de algu[m]a creatura

[...]

[p.524] Sinaes certos de vexados do Demonio, os quaes se poem em Latim, para que os ignorantes os naõ finjaõ.

(...)

[p.535]Remedios espirituaes para todos os vexados

Primeiro. Contriçaõ de culpas. Exame exatissimo de consciencia (...). Frequencia de confissaõ, recepçaõ do Santissimo Sacramento (...). Segundo, vivissima fé de que hade ficar livre por virtude do Santissimo Nome de JESUS. Continua Oraçaõ, e jejum (...). Terceiro, (...) e usar de Agua benta. Devem-se buscar os cantos da caza, e a cama do enfermo, e achando-se sinaes do maleficio, queime-se tudo, e no caso, em que se naõ ache, nada importa isso. Ita Baruffald.

Disposições remotas para os Exorcismos.

Armado, e disposto o Exorcista (...) [p.536]e depois de ter disposto da mesma fórma ao enfermo: (...). Sentado o Sacerdote pòde perguntar ao enfermo o que lhe doe, e que vexaçaõ padece, se sente dentro em si, ou se vè à roda de si, ou fóra de si alguma cousa, que naõ seja natural, lembrando-se dos sinaes asima ditos. Ouvidas as respostas do enfermo, se naõ achar sinaes, o admoeste que se encomende a Deos, e o despeça. E se achar algum sinal, ou sospeita certa de vexaçaõ, pergunte ao enfermo se tem para si que a sua enfermidade he natural, ou diabolica; se disser que he natural, naõ lhe faça remedio algum antes de o capacitar na materia.

(...)

[p.538]Disposições proximas para os Exorcismos fazerem fruto.

Em quatro cousas (essencialmente requisitas) se deve instruir primeiro o enfermo, a primeira em ordem a Deos, a segunda em ordem ao Exorcista, a terceira em ordem ao Demonio, e a quarta em ordem a si mesmo. Quanto à primeira cousa, deve o Exorcista procurar encher ao enfermo de , e nisto està a alma deste negocio. (...) A segunda cousa, que hade crer a respeito do Exorcista, he esta; que o Ministro he instrumento de Deos, e o instrumento naõ obra por virtude sua, se naõ por virtude da causa principal, e como a causa principal, que aqui obra, he hum Deos Omnipotente, contra huma virtude Omnipotente naõ pode o Demonio prevalecer, e naõ vacille nisto. (...)

[p.545] Depois destas orações, poem-se preceito ao Demonio.

PRECEITO.

(...)

[p.546]Depois disto, posta a maõ do Sacerdote sobre a cabeça do enfermo [e se for mulher, bastarà a acçaõ sem tocar nella] diga os Evangelhos seguintes, (...)

Jo 1; Mc 16; Lc 10; Lc 11


-Extracto de: Mestre da Vida, que ensina a viver, e morrer santamente. Sexta impressaõ, ainda mais accrescentada que todas as impressoens antecedentes com hum exorcismo efficaz para os vexados pelo demonio. Offerecido a Jesus Crucificado pelo P. Fr. Joaõ Franco Religioso da Ordem dos Prègadores, Presentado em Theologia, e Consultor do Santo Officio. Lisboa Occidental, Na Offic. dos herdeir. de Antonio Podrozo Galraõ, 1740. Com todas as licenças necessarias. Vende-se na Portaria de S. Domingos. Com Privilegio Real. - colecção particular.

1 comentário:

Unknown disse...

Prezados,
Estou no Brasil, sou aluno do curso de História da Universidade Federal do Rio de janeiro e gostaria de saber como faço para ter acesso ao texto de João Franco ( Mestre da vida, que ensina a viver , e morrer santamente. Estou precisando desse texto para uma pesquisa que busca compreender o discurso da morte em Portugal. Meu email é : cpda2007@hotmail.com

Muito Grato,

Diogo.