07/08/07

S. Domingos de Lisboa, LISBOA

LISBON, São Domingos, behind the Rossio

Fachada/Façade


Interior



topo do altar-mor da Igreja de S. Domingos de Lisboa, ao Rossio.


Ver:
http://www.dominicanos.com.pt/index.asp?lang=&art=6644&menu=5167

São Domingos de Lisboa, ao Rossio [antigo Convento]:
CANAS, José Fernando - "A Igreja de S. Domingos de Lisboa: o renascer das cinzas". In Monumentos, ISSN 0872-8747, nº 6/ Março 1997, pp. 68-71. Resumo: «Destruída por um incêndio em Agosto de 1959, o seu interior viria a ser objecto de uma limpeza, conservando-se e valorizando-se a ruína. Simultaneamente, foi construída uma cobertura provisória com estrutura metálica.A efemeridade dos próprios materiais utilizados veio a provocar a sua rápida degradação.Em 1992 e numa primeira fase, decidiu a DGEMN lançar um concurso de concepção-construção abrangendo as coberturas da nave, transepto e capela-mor. A falsa abóbada, de volta inteira, foi reposta a partir das fotografias existentes no arquivo da DGEMN e revestida por uma pintura esponjada com pigmentos naturais.»


S. Domingos de Lisboa, ao Alto dos Moinhos [Convento actual]: http://www.isdomingos.com/index.asp?lang=&home=yes

2 comentários:

Anónimo disse...

Em 1959 um terrível inc~endio destruiu a ricamente ornamentada Igreja de S. Domingos. O calor foi tal que toda a talha ardeu e as pedras e colunas estalaram. Feita a limpeza e posteriormente revestida de uma abóbada a actual Igreja ainda oferece em 2008 um aspecto desolador.
Durante a II Guerra Mundial foram destruídas na sua quase totalidade imensas igrejas. Em 2005 foi reconstruída a Igreja de Santa Maria de Dresde (Frauenkirche) que ficara reduzida a um monte de pedras, apenas na base de contributos individuais.
Pergunta: não seria possível reconstruir, melhor ir reconstruindo, aos poucos, altar a altar, quase pedra a pedra, a Igreja de S. Domingos, onde tiverm lugar cerimónias tão importantes como baptizados, casamentos e coroamentos régios?
Acresce que nem sequer existe uma explicação do sucedido para satisfação da curiosidade dos numerosos turistas que visitam a Igreja e para cuja reconstrução que nunca teria o brilhantismo original poderiam contribuir.

Anónimo disse...

Não professo qualquer religião.Mas a beleza deste sítio põe-nos em contacto com o Sagrado,o Mistério da existência.A Beleza no seu estado puro.