13/11/12

BRASIL. NªSª do Rosário dos Homens Pretos



REGISTRAM-SE AS SEGUINTES DATAS E FUNDAÇÃO DAS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS NO BRASIL:

1552 – Uma Irmandade do Rosário de escravos de Guiné, em Pernambuco. Em Goiana (PE), há uma Igreja deN. Sra. do Rosário dos Pretos (séc.XVI). O historiador Frei Odulfo van der Vat OFM registra sem pormenores aexistência de uma Confraria do Rosário para os “muitos escravos de Guiné” na Capitania de Pernambuco antes de1552. (“Princípios da Igreja no Brasil”. Petrópolis, Vozes Ltda.,1952.p.104.Nota:1).

1586 – Irmandades de N. Sra. do Rosário nos engenhos, no Brasil. – Segundo Serafim Leite SJ, no seu“História da Companhia de Jesus no Brasil” (Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1938. Vol.II, pp.340-341), os jesuítas fundaram várias Irmandades do Rosário entre os escravos dos engenhos, a partir de 1586.

1630 – Recife. Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1639 – No Rio de Janeiro, fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos, na Igreja deSão Sebastião. Na mesma época, e na mesma Igreja, havia uma confraria de São Benedito também fundada por homens pretos, livres e escravos. Em 1669, efetuou-se a união de ambas numa só Irmandade. (COSTA, JoaquimJosé da “Breve Notícia da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio-Capital do Império do Brasil”. Rio de Janeiro, Typogr. Polytechnica, 1886. - No Arquivo Geral da Cidade do Rio deJaneiro.).

1682 – Em Belém (PA). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1686 – Em Salvador (BA). Fundou-se a Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos, na Igreja de N. Sra.da Conceição da Praia.

1708 – Em São João Del Rei (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1711 – Em São Paulo (SP). Fundação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Nacidade de São Paulo a Irmandade está localizada no centro de São Paulo, no Largo do Paissandu. A entidade, foicriada para abrigar a religiosidade do povo negro, impedido de freqüentar as mesmas Igrejas dos senhores, resisteà urbanização, mantendo em seu calendário uma devoção secular a Nossa Senhora do Rosário. São realizadasprocissões, novenas e rezas do Terço, despertando o interesse dos que transitam pelas proximidades da avenidaSão João e da avenida Rio Branco.

1713 – Em Cachoeira do Campo (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário.

1713 – Em Sabará (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1715 – Em Ouro Preto (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1728 – Em Serro (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1754 – Em Viamão (RS). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1771 – Em Caicó (RN). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1773 – Em Mostardas (RS). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1773 (ou 1747?) – Em Ouro Preto (MG), Chico Rei. Recebeu destaque a festa do reinado do Rosário que se deu com Chico Rei do Congo, no dia dos Santos Reis, seis de janeiro de 1773, em Vila Rica.

1774 – Em Rio Pardo (RS). Fundou-se a Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

1782 – Em Paracatu (MG). Fundação da Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

, pp. 81-82.